Impressões: Pokémon X/Y

     Pokémon foi a franquia que me levou aos portáteis. Quando saiu foi uma febre e não descansei até ganhar um Gameboy Color com os jogos do Pokémon. Praticamente, todo portátil da Nintendo que eu comprei na vida foi para jogar algum jogo novo do Pokémon. Joguei todas as versões da 1ª geração, e tenho até hoje a Gold, Crystal, Ruby e a Platinum. Cheguei a ter 600 horas na Gold, e fiquei muito triste quando perdi o save. Tinha todos os 250 Pokémons, vários shiny (o meu hobby era ir atrás deles, tinha trocado vários) e muitos que estavam treinadinhos para torneios. Gold foi e é, até hoje, minha geração favorita.

     Faz um tempo que não tenho contato com a franquia, parei no Platinum. Cheguei a jogar a Black japonesa, mas joguei metade do jogo só. Vamos seguir por partes!


Pokémon Black: Ugh
   Gráficos: Simplesmente maravilhosos. O jogo está inteiramente 3D, as cidades estão incríveis, e as rotas muito variadas. O primeiro ginásio é de inseto, e é uma teia de aranha. As batalhas nunca estiveram tão lindas: as vezes sinto estar jogando Pokémon Stadium. Os Pokémons estão totalmente animados, e não são mais sprites (Pokémon Black tinha um zoom nos sprites e era nojento, muito feio, convenhamos). A única estranheza é que os gráficos são um pouco serrilhados, mas se comparar com a geração anterior, a diferença é impactante demais.

     Som: Mantém o padrão da franquia, com ótimos temas de batalha, sempre com destaque aos ginásios e lutas mais importantes.

   Jogabilidade: Como disse, é tudo 3D. Você pode se mexer em qualquer direção finalmente!. E nada mais de ficar selecionando a byke: o slide pad é usado automaticamente para os patins, enquando o d-pad é usado para andar/correr.

     Inovações: São muitas, e todas bem vindas! A história acontece muito rápido, tudo acontece rápido, recebemos o primeiro Pokémon muito cedo, temos vários rivais para interagir; podemos escolher entre mais de um tipo de treinador; podemos escolher roupas, acessórios, podemos finalmente personalizar nosso personagem; podemos interagir diretamente com os Pokémons usando o Pokémon Amie; temos batalha contra hordas de Pokémon; podemos fazer uma troca no tipo roleta russa usando o Wonder Trade, enviando um Pokémon para uma pessoa qualquer no mundo e recebendo outro às escuras; temos um global trade system melhorado; podemos finalmente ver os EV's (isso é uma vitória!) e temos também...


Mega Mewtwo Y
     ... as mega evoluções! Basicamente é o mesmo que já aconteceu com Pokémon Platinum onde o Giratina havia ganho uma forma diferente. Como ainda estou no começo do jogo, não tive acesso ainda, mas essa mecânica traz uma ótima inovação e promete aumentar a gama de estratégias para as batalhas.

Fennekin
     

     Pokémons: Caraca, percebemos que os designers estão ficando sem idéias. Temos muitos Pokémons bizarros, como um Pokémon mesa, um combo de abelhas (já tinha na Black/White), um Pokémon espada (Honedge, que gostei e estou treinando um que recebi via Wonder Trade =D), os iniciais mais sem graça que já vi. Como é habitual pra mim, comecei com o inicial de fogo, o Fennekin, mas as evoluções dele são muito feias. O menos pior é o Froakie que tem a última evolução mais legal entre eles. 

Batalhas contra hordas
     Apelo: Não joguei tanto, mas já encontrei muitos Pokémons das primeiras gerações! Logo no começo, na floresta podemos encontrar um Caterpie, um Kakuna e um Pikachu, exatamente como na Veridian Forest. Já encontrei Psyduck, Farfetch'd, Doduo, e obviamente meu Caterpie já é um Butterfree. O apelo mais forte no entanto é quando chegamos a Lumiose City, e o professor nos oferece um inicial dos três da primeira geração! Charmander é de lei, já garanti o meu!

     Considerações finais: Não sei se é porque meio que pulei a última geração, ou nunca tenha jogado nenhum dos remakes, mas são muitas novidades que fazem muito bem para a franquia. Os lindos gráficos ajudam e muito, tá tudo muito bonito! Se você tem receio aos novos Pokémons, temos muitos dos antigos disponíveis, para agradar a todos. Não tem porque não jogar!

     Pokémon X/Y são da 6ª geração de Pokémon e foram desenvolvido pela Game Freak. Sendo exclusivos do Nintendo 3DS, foram lançados mundialmente no dia 12 de outubro de 2013.

CONTATO:

theplayerhood@gmail.com
© Copyright 2015 Playerhood. Designed by Bloggertheme9 | Distributed By Gooyaabi Templates.