As mordomias dos games de hoje

Saudações Gameeeeeers!

Paulo Targino aqui, e no post de hoje vou retratar um papo meio sério com um pouco do meu ponto de vista sobre a comodidade dos gamers de hoje em dia! Vambora!!



Como todos já sabem, as coisas mudaram hoje em dia. Principalmente em relação a dificuldade dos jogos. 

O que nós tinhamos antes? Fases difíceis. Mas não é difícil igual um Call of Duty no Expert (Ou seja lá qual for a nomenclatura disponível no jogo) e sim difícil por natureza mesmo! Fases que foram feitas para fazer você chorar!

Posso citar inúmeros exemplos para ilustrar bem a situação de hoje. A falta de desafio nos games.

Lidamos com Checkpoints constantes a cada área nova em que entramos ou no máximo a cada capítulo em que passamos. Em casos extremos, temos a opção de configurar o tempo em que queremos que seja efetuado um novo chekpoint (The Elder Scrolls V: Skyrim).

Não apenas os Checkpoints, mas também vidas infinitas. Continues infinitos. O HP regenera se você ficar parado ou sair da linha de fogo. RPG's que o HP regenera ao fim de cada batalha. Mudar a dificuldade do jogo pro Easy. Auto-saves (Amém!) que impede que percamos o nosso progresso por ter esquecido de salvar naquele ponto ou de perder tudo porque a luz caiu, ou simplesmente porque o apocalipse começou e foi tudo pro saco.

São mordomias boas? Com certeza! São todas bem vindas! Os jogos de hoje tem uma magnitude espetacular se você comparar um Final Fantasy XIII com um Super Mario Bros. Algumas que foram adicionadas fazem muito sentido em certos jogos se não, não seríamos capazes de jogar praticamente nada!

Você já jogou esse jogo? Não? Bem vindo ao inferno!
Vejo muitas pessoas reclamando desse assunto pela internet. Realmente existem algumas pessoas que levam essas mordomias ao extremo. A realidade de hoje mudou.

Quando ficamos parados por 10 minutos em um puzzle no jogo, o que atualmente a gente faz? Procura na internet. Ou procura no YouTube que é mais fácil ainda. A própria internet não incentiva os criadores a fazerem um jogo diferente para nós usufruirmos, porque as respostas vão estar sempre ali. E o pior é quando é tão óbvio o que você tem que fazer, e o indivíduo fica preso no puzzle e sai desesperado em busca da solução, ao invés de parar e pensar em como prosseguir.

E o que fazíamos antes da internet? Ah, meu amigo. Aí era outro assunto. Ou você dava seus pulos e tratava de passar logo aquilo, ou apelava pra revistas ou algum amigo que já tinha terminado o jogo em questão.

Eu e meu irmão sofríamos para conseguir terminar Golden Axe. Battletoads então, nem se fala! Aquela maldita fase do carrinho!! (Você sabe qual eu estou falando.) Lembro que sofri muito no Sonic The Hedgehog 3, no último chefe. Não conseguia passar o maldito de jeito nenhum! Tinha passado o jogo inteiro para chegar ali e enfrentar o danado, e o que acontecia se as vidas acabassem? GAME OVER. Volta tudo mané. Ninguém mandou ser ruim. E no pior dos casos: "Vai ter que me alugar de novo, otário."

O Chefe maldito, prestes a te humilhar.

Não vou nem levantar a questão de Game Shark porque vira até piada.

São poucos jogos hoje que fazem questão de oferecer desafio para o jogador. Mas quando eles tentam, pelamordedeus (Demon Souls e Dark Souls mandam lembranças.).

E o meu ponto de vista é esse. Tirando pelos troféus/conquistas, os games de hoje não oferecem mais desafio aos jogadores. As produtoras incentivam muito pouco o jogador a jogar de novo, refazer todo o caminho percorrido e tentar um final diferente, ou ao menos nos proporcione aquele sentimento de missão cumprida ao finalmente terminar aquele jogo que estávamos tentando terminar há meses. Espero que com o passar dos anos esse cenário mude.

2 comentários:

  1. as crianças de hoje nunca saberam o que é finalizar um jogo sem ter um checkpoint, nem o desespero de jogar um jogo mais d 4 horas seguidas pra chegar bem no finalzinho e encalhar ou morrer e ter que começar de novo kkkkkkkkk

    ReplyDelete
  2. qer um exemplo de game foda q eu particularmente joguei....power ranger-the movie para super nintendo!!! alem do jogo ser treta n avia password ou chekipoint ou vc era foda em economizar vidas ou ja era !!!

    ReplyDelete

CONTATO:

theplayerhood@gmail.com
© Copyright 2015 Playerhood. Designed by Bloggertheme9 | Distributed By Gooyaabi Templates.